Pregações

Os Quatro “se” de Deus




Pregação Agamenom Pr.Elimas Gedeon Nc48498 05052016

2Tm2.11-13 Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.

Introdução
No vocabulário de Deus, seria necessária a palavra “Se”. Pela logica, não. Mas desde que criou o homem, Deus tem empregado a palavra “SE”. E também para tratar com seu povo.

*Se meu povo que se chama pelo meu nome... 2Cr7.14; Jesus se preocupou também com seus discípulos, usando a mesma palavra.
*Se tiverdes fé Mt21.21
*Se a vossa justiça não exceder Mt5.20
*Jesus usou muito esta expressão: Se vós estiverdes em mim.

1.Se morremos com Ele... viveremos.
A morte é o principal ensinamento da Bíblia antes da criação (Cordeiro morto antes da fundação).
a)O principal ensino de Jesus em vida foi a da morte (se o grão de trigo não morrer..; o sinal de Jonas na palavra literalmente se não morrer, não vive.).
b)O batismo ensina que há morte – significa sepultamento (na argentina, quando o pastor vai batizar alguém, ele diz. Eu te mato).
c)A santa Ceia não fala de renovação: anunciais a morte do Senhor... ; fala de morte, comunhão pela morte. Ninguém come o cordeiro vivo, mas morto. A maior benção do cristão não está na vida de Jesus, mas na sua morte e ressurreição (expiatória – redentora e reconciliadora). Sem morte não haveria a benção da ressurreição.
d)Paulo fala: estou crucificado “morto” não mais vivo eu Gl2.20
e)Morte indica separação. Estamos separados do pecado, do mundo e da carne, isto é, mortos.
f)A bíblia manda fazer morrer a sua natureza terrena Cl3.5, isto não é suicídio igual ao de Jim Jones. Seja você “o grão de trigo” – Se ele não morrer, não haverá fruto. Essa morte não vem pelo pessimismo, fracasso, derrota, mas pela entrega total do seu ser a Cristo Jesus.
A palavra fiel é está: que se morremos com ele, também com ele viveremos; se sofremos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará.

2.Se sofrermos, também com Ele reinaremos .
Todos querem reinar, mas para tal é necessário um requisito: perseverar. Perseverança implica sofrimento. Outra tradução diz: sofrimento Rm5.3 .
a)Em todo seu ministério, Jesus ensinou perseverança.
b)Ninguém deve desanimar-se Hb12.1; paciência. A salvação é benção para os que perseveram até o fim.
c)Perseverar na oração, na fé, no dizimo, na doutrina da palavra, no amor, na santidade, Deus é o ajudador dos perseverantes.

3.Se o negarmos, Ele nos Negará .
Negar é afirmar o contrario do que somos ou dizemos.
a)Negar traz amargura...
b)O negar é visto em palavras, pensamentos ou atitudes. O negar é única atitude que Jesus revida na mesma altura.

4.Se formos infiéis, Ele permanece Fiel.
O homem tem uma grande tendência a ser infiel, desde o principio, Adão traiu a confiança de Deus. A INFIDELIDADE NÃO SENSIBILIZA A DEUS, NEM AO HOMEM.
a)Ele permanece fiel- testemunho fiel, promessa fiel.
b)Jesus é chamado de testemunha fiel e verdadeira.

Conclusão
A comunhão e afinidade do cristão com seu Deus só dependem da predisposição para morremos para mundo, perseveramos no proposito de sermos fieis aquele que deu a sua própria vida para resgate de muitos. Ser fiel é um privilegio, porém, ser o exemplo dos fieis é uma tremenda responsabilidade.