Pregações

O PERIGO DE NÃO VIGIAR




Doutrina Agamenom Pr.Elimas Gedeon Nc48498 20062016 1Ts5.6 / Js9.6-16

INTRODUÇÃO - O que fazer depois da vitória, celebramos com grande alegria a Deus pela vitória, mas de acordo com a história bíblica aprendemos muito, depois da vitória é muito significativa esse momento; o crente deve vigiar após a luta, mantendo-se em comunhão estreita com Senhor, até que do alto venha a vitória perfeita, o triunfo total. E não descuidar jamais, eis o lema de cada soldado de Jesus Cristo Hb13.17 / Lc12.41-44 / Ef6.18 .
Na historia de Josué na guerra contra a cidade de Ai, os israelitas começaram a pensar que teriam um longo período de bonança, após a tomada Ai, puro engano! A repercussão daquela guerra induziu “a todos reis da região lutarem contra eles”.
O mundo jamais estará a favor da u626326995_igrej Jo15.20; esteja sempre em estado de alerta. Não demos trégua ao inimigo, recordando sempre que “maior é o que está em nós do que o que está no mundo” 1Jo4.4.
O eterno conflito entre luz e trevas sempre terá, na vida da u626326995_igrej em sua peregrinação nessa terra; os inimigos se unem para luta contra o povo de Deus, foi assim com Jesus, quando os saduceus e fariseus se uniram contra o filho de Deus. Mas aprendemos com Jesus que sem Ele nada podemos fazer Jo15.4.

1) A ASTUCIA DOS GIBEONITAS - Os habitantes de gibeão entenderam facilmente que sua cidade seria o próximo alvo do exercito de Israel e temeram muito. Decidiram, então, tramar um plano ardil e infelizmente foi bem sucedido, pois encontrou uma nação despreparada e sem vigiar. Pra nosso aviso aproveito, deixando-nos a lição de que em nossa vida espiritual sempre nossa frente homens astuciosos, dos quais devemos livrar-nos, através de uma vida vigilante e sóbria Mc13.37 / Its5.6 / IPe4.7.

2) JOSUÉ ESQUECE A VIGILANCIA - Josué se deixou enganar diante das aparências: roupas velhas e gastas, as sandálias rompidas e remendadas, os velhos vasilhames de vinho e o pão bolorento parecia indicar que os homens eram “embaixadores de uma país remoto”. Mas na verdade, eram apenas habitantes de Gibeão. Cuidado com as aparências! a terra de Sodoma era “ como o jardim do Senhor”, mas não era o jardim do Senhor Gn13.10. Que Deus de ao povo hoje a visão perfeita das coisas, a fim de que se não repita o erro de Josué, que se deixou iludir pelas aparências Ef1.18-19. Deus quer que sejamos fieis no cumprimento de nossos deveres e um deles é o de vigiar.

3) O PERIGO DE NÃO VIGIAR - Através de toda bíblia encontramos evidenciada a necessidade de buscarmos a sabedoria para nossos atos, pois tudo quanto semeamos resulta numa colheita Gl6.7. ausência de vigilância, faz o povo, não consultar a Deus; com isso engodo dos gibeonitas foi aceito facilmente e sem reservas por Josué, que cometeu um grave erro, o grande líder esqueceu-se de consultar a Deus; se ele houvesse buscado a Deus, Ele lhe teria dito exatamente a verdade sobre os gibeonitas.
O resultado do ato foi um sentimento de terrível indignação por parte de todo o Israel. É triste quando não buscamos a direção de Deus. Por esse aliança Josué se comprometeu ser aliado e lutar pelos gibeonitas Js9.19-20. A bíblia não concorda com a união com os infiéis.

CONCLUSÃO - A vigilância é algo inerente ao povo de Deus em sua longa peregrinação por este mundo. Adão deixou de vigiar e foi expulso do Paraiso Gn3.23-24; Caim não vigiou e recebeu a maldição divina Gn4.14 . Mas quando vigiamos, algo diferente e melhor ocorre. Samuel vigiou e nenhuma de suas palavras o Senhor deixou cair em terra ISm3.19.
Quando a u626326995_igrej vigia, o Senhor cuida de lhe acrescentar as vitorias; quer ter uma vida de vitória? Comece a vigia! Devemos vigiar por causa da vinda iminente de Jesus Mt24.42. todos nós devemos vigiar Mc13.37; devemos vigiar em oração IPe4.7.
Não corra o risco, vigiar sempre todos os dias .